SERES DA NOVA ERA - É UM SER BIOPSICOSOCIOESPIRITUAL
O
ser biopsicosocioespiritual é nossa realidade integral e nossa totalidade de acordo
com a visão holística e com a psicologia transpessoal, a quarta e mais nova
escola da psicologia. Significa que somos constituídos de todos estes aspectos,
como seres humanos e que precisamos atentar para todos no caminho de nosso
autoconhecimento e de tomarmos consciência de quem realmente somos e para isso
precisamos investir atenção, tempo, energia e dedicar-nos a desenvolver cada
aspecto de nosso ser. O bio refere-se aos aspectos e necessidades
biológicas, o sócio as necessidades sociais de relacionamentos e trocas
afetivas, intelectuais, o psico refere-se a mente com sua criatividade,
emoções, afetos e o espiritual, a alma e espírito como essência nossa, a
energia que nos move e que precisa ser contactada e expressa de maneiras
diversas para que mantenhamos a nossa saúde, equilíbrio e que possamos evoluir
realmente. Cada vez que mexemos investimos numa área as outras são afetadas e
vice-versa pois somos um todo integrado, holístico mesmo onde todas os nossos
aspectos se interrelacionam e são interdependentes assim como nós somos
interrrelacionados e interdependentes com todos os outros seres do planeta e
cosmos!
CRIANÇA ÍNDIGO
Muitas crianças têm apresentado características especiais
bem diferentes do que se estava acostumado a ver e conviver até então. A partir
desta observação, notou-se que entre estas crianças, ditas especiais, havia
certos padrões de comportamento que se repetiam. Elas apresentavam
comportamentos diferentes das crianças ditas normais. O fenômeno não foi
registrado em somente uma área populacional, mas sim em diferentes países, em
diferentes comunidades ao mesmo tempo. Por exemplo, não ocorreu só nos Estados Unidos,
e sim no Brasil, na África, em Portugal, no Japão, enfim em vários pontos do
planeta ao mesmo tempo. Embora estas crianças se encontrassem em pontos
distantes do planeta, elas possuíam características em comum.
Esse
tipo de comportamento faz com que todos os que interagem com ela
(principalmente seus pais) tenham de se adaptar a circunstâncias diferentes e a
um tipo específico de criação. Ignorar essas características é obrigar essa
nova vida a crescer em um ambiente instável e insatisfatório.
São crianças
com habilidades que vão além do mental e do emocional. Agem como computadores e
têm grande capacidade de visualização. Sabem que podem obter tudo o que
conseguem classificar e dominam a tecnologia com uma facilidade impressionante.
Todos os pais
concordam que elas são mais inteligentes que o normal, mas também fazem
escolhas erradas quando estão carentes ou desorientadas, assim como nós. Daí a
importância de forte acompanhamento adequados dos seus educadores.
Se olharmos
do ponto de vista da evolução humana, poderíamos encaixar estas crianças como
sendo fruto do nosso desenvolvimento. A tecnologia promoveu grandes mudanças e
o ser humano hoje está exposto a muito mais estímulos do que há séculos. Hoje
uma criança pequena já domina o computador e se notarmos, os adolescentes estão
cada vez mais altos, provavelmente devido a melhores condições alimentares a
que temos acesso na atualidade, bem como à cura mais rápida de certas doenças e
vacinas eficazes. Estas crianças especiais poderiam ser frutos desta evolução?
Bem, tudo são suposições e diferentes pontos de vista.
Notou-se que
as Crianças Índigo apresentam uma inteligência excepcional e muita energia para
brincar, o que pode ser extenuante para os adultos. Não aceitam ordens,
principalmente as do tipo: “faça isso porque estou mandando ou porque eu
quero”. Elas sempre procuram debater e negociar cada instrução, cada ordem.
E só a seguirão se encontrarem uma razão para isso. Não é correto impor
nada e sim dar escolhas para a criança e conversar sobre qual será a melhor. A
família que tem uma criança dessas, deve se reestruturar para tentar educá-la
não seguindo os moldes tradicionais, pois estes não trarão efeito algum sobre
elas. Requer emocionalmente estabilidade e segurança de adultos em volta dela.
Entendem que
todos os seres humanos são iguais e por isso não entendem figuras de
autoridade. Entendendo profundamente que somos todos iguais quando se deparam
com comportamentos ditatoriais, sejam eles de pais, professores, de quem for,
apresentam nestes momentos uma ira incomum.
São muito
ricas em sentimentos, amam os animais e respeitam qualquer forma de vida, por
isso muitas já se tornam vegetarianas desde cedo. São muito sensíveis a
toxinas, rejeitando certos alimentos.
Têm alta
sensibilidade, sentem tudo a sua volta como se possuíssem uma lente de aumento.
Tudo o que dizem deve ser ouvido, pois muitas vezes estas crianças mostram
claramente onde estão as dificuldades dos pais, sendo muitas vezes o espelho da
casa.
São
serelepes, tem muita energia, são rápidas no raciocínio e com respostas bem
criativas. Apesar do bom nível de inteligência, não vão muito bem na escola,
distraem-se facilmente ou tem baixo poder de concentração.
Aprendem
através do nível de explicação, resistindo à memorização mecânica ou a serem
simplesmente ouvintes. A escola ideal para elas seria aquela que desenvolveria
seus potenciais criativos e não imporia tarefas monótonas e enfadonhas, sem
sentido para estas crianças. Possui maneiras preferenciais no aprendizado,
particularmente na leitura e na matemática.
São
criativas, possuem grandes idéias. Adoram leitura e podem se entreter por muito
tempo nesta atividade. Elas freqüentemente encontram uma melhor maneira de
fazer as coisas, tanto em casa como na escola, o que as fazem parecer questionadores
e inconformistas.
Não
conseguem ficar quietas ou sentadas, a menos que estejam envolvidas em alguma
coisa do seu interesse, por isso, muitas vezes a estas crianças são atribuídos
déficit de atenção, ou hiperatividade. É sempre necessária muita cautela na
atribuição destes diagnósticos, sendo prudente deixar para profissionais
capacitados.
Outra característica marcante destas
crianças é que elas possuem um sentimento de realeza e freqüentemente agem
desta forma. Mostram e falam claramente o que querem e o que precisam. Tem uma
boa auto-estima e falam de seus valores abertamente e não entendem porque as
outras pessoas não fazem isso também. (Acho que temos muito a aprender com
elas).
Texto:
Érica Barros – VITA BIOTERAPIAS
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